sábado, 18 de agosto de 2007


Mestre Zeca.

Presidente/fundador Nacional da ACANP.

José Maria de Matos Morais, mais conhecido como Mestre Zeca, nasceu em 29 de Maio de 1971, em Muaná/Ilha do Marajó/Pará.
Vindo de uma familia humilde,honesta e solidária, filho de Francisco Rodrigues Morais e Dona Martinha Brabo de Matos, o qual se espelha, tem a maior admiração e orgulho de serem seus pais.
Começou trajetória na capoeira aos 13 (treze) anos de idade em 1984, ao ver uma roda de rua onde seu irmão o segundo dos homens, conhecido pelo apelido de Bimba na capoeira, jogava com seu Mestre Marrom. O Mestre Zeca não sabia que seu irmão era praticante de capoeira, ficando encantado de ver as habilidades do seu irmão e do Mestre, percebeu que deveria aprender este esporte maravilhoso, no dia seguinte pediu para o irmão lhe ensinar os movimentos básicos da capoeira, os treinamentos cpmeçaram no quintal de sua casa, que era localizada na rua São Domingos, Bairro de Terra Firme/Belém/Pará. Após algum tempo de prática de roda de rua, seu irmão levou para treinar com o senhor Manoel Reginaldo de Souza Mangabeira, conhecido por Mestre Marron, que era na época dirigente/fundador do grupo de capoeira AFRÔ-BRASILEIRA LÊGO XAPANÃ. Recebeu o apelido de Zeca ainda criança de seus pais biológicos.
Graduou-se de corda verde-amarela em 15/02/86, no bairro do Guamá no grupo Afrô-Brasileira Lêgo Xapanã, Fundou o Grupo de Capoeira Arte Nossa do Pará, Junto com o seu Mestre Marron, em 15/11/87, no bairro da Terra-Firme, Formou-se Instrutor de Capoeira e capacitado sob a orientação do Mestre Marron em 29/05/92, no bairro do Benguí. Sendo o primeiro a divulgar nossa modalidade capoeira no Benguí.
Formou-se Contramestre Sob a orientação do Mestre Sr. Júlio Romão, em 23/02/94, Formou vários formados, monitores, instrutores e contramestre de capoeira.

Em 1997, fez o reconhecimento de sua graduação de Mestre pela C.B.C.( Confederação Brasileira de Capoeira), tendo o registro sob o código BRA-PA-FEPAC-003-INS.

E o hoje o seu esforço e muito reconhecido, vem trabalho para mostra para todo Brasil e Mundo sua verdadeira força e raça dentro da capoeira!!!.